Para quem enfrenta dificuldades financeiras, a renegociação de dívidas pode ser uma luz no fim do túnel. E, pensando nisso, a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), em parceria com o Banco Central, a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) e Procons de todo o país, está promovendo um mutirão de renegociação de dívidas até a próxima segunda-feira (15).
Quem pode participar e quais dívidas podem ser renegociadas?
Todos os consumidores que possuem dívidas em atraso, seja no cartão de crédito, cheque especial, crédito consignado ou outras modalidades de crédito com bancos e instituições financeiras, podem participar do mutirão. No entanto, é importante ressaltar que as dívidas não devem possuir bens dados em garantia ou estar prescritas.
Benefícios da renegociação
De acordo com a Febraban, os bancos participantes estão comprometidos em oferecer benefícios aos clientes, buscando melhores condições do que as originalmente estabelecidas nos contratos.
Isso inclui a possibilidade de redução de taxas de juros, prazos de pagamento estendidos, alterações nas condições de pagamento e até migração para modalidades de crédito mais vantajosas.
Uma opção para diminuir taxas de juros em empréstimo é a Portabilidade. No caso do crédito consignado, é possível conseguir melhores ofertas de taxa e obter um valor extra como troco. Para realizar a Portabilidade, baixe o app da Konsi e compare as oportunidades disponíveis para você.
Como participar do mutirão?
A renegociação pode ser realizada diretamente com a instituição financeira credora, através de seus canais oficiais, ou pelo portal consumidor.gov.br. Vale ressaltar que o consumidor precisa ter uma conta Prata ou Ouro para utilizar o portal.
Na página dedicada ao Mutirão 2024, os consumidores encontram orientações detalhadas sobre como participar, incluindo vídeos explicativos do passo a passo para a renegociação. Além disso, há uma lista das instituições participantes do mutirão, que também inclui os Procons.