O governo federal lançou recentemente o Painel Estatístico, que disponibiliza informações detalhadas sobre a gratificação por encargo de curso ou concurso, destinada aos servidores públicos federais. Essa medida faz parte das iniciativas de transparência do Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), que busca manter os dados atualizados mensalmente, promovendo maior acesso às informações de interesse público.

Assim, os interessados podem acessar o painel por meio do Portal do Servidor. Neste artigo, vamos explicar como funciona a gratificação e o novo sistema de acesso as informações para servidores públicos. Continue lendo!

O que é a gratificação por encargo de curso ou concurso dos servidores públicos?

A gratificação por encargo de curso ou concurso, gerida pelo Sistema de Acompanhamento, Controle de Horas e Pagamento de Gratificação (GECC), é destinada aos servidores federais que, eventualmente, desempenham funções além de suas atividades principais.

Essas funções incluem:

  • Instrutoria em cursos de formação e desenvolvimento;
  • Participação em bancas examinadoras;
  • Comissões de exames orais;
  • Logística de concursos públicos e vestibulares.

Essas atividades visam promover o aprimoramento contínuo de outros agentes públicos, bem como contribuir para a seleção e formação de novos servidores.

Saiba mais: Funcionário público candidato a vereador pode receber salário?

Sistema possui transparência e atualização em tempo real

Segundo o governo, o Painel Estatístico deverá, no futuro, incluir ainda mais detalhes sobre as gratificações pagas, como a quantidade de horas realizadas pelos servidores e as principais atividades que geraram os pagamentos. Além disso, as informações serão atualizadas em tempo real, proporcionando uma visão mais clara e transparente sobre os incentivos oferecidos aos servidores que desempenham essas funções.

Com isso, a nova ferramenta é um avanço importante na busca por maior clareza e controle dos gastos públicos, além de valorizar o trabalho extra desempenhado pelos funcionários públicos.

Para acompanhar as informações e atualizações sobre a gratificação, basta acessar o Portal do Servidor e consultar o novo Painel Estatístico.