Desde o início do ano, o Governo Federal vem falando sobre a questão de oferecer juros mais baixos no empréstimo consignado para aposentados e pensionistas do INSS. No final de fevereiro de 2023, Carlos Lupi (Ministro da Previdência Social) falou sobre a proposta de uma menor taxa de juros para esse público.
A taxa foi aprovada e passa de 2,14% para 1,7% no caso do empréstimo consignado e de 3,06% para 2,62% no caso do cartão de crédito consignado.
Essa redução da taxa do empréstimo consignado para aposentados do INSS foi aprovada no dia 15 de março de 2023 pelo Conselho Nacional de Previdência Social. Conselho este que é formado por aposentados, empresas, governo e trabalhadores.
Saiba mais sobre o assunto e fique bem informado sobre a novidade lendo este conteúdo na íntegra!
Leia mais: 7 dicas para conseguir a menor taxa de juros no consignado
Dificuldades financeiras dos aposentados do INSS
Não é novidade que aposentados e pensionistas do INSS, normalmente, encontram dificuldade para pagar as contas. E, atualmente, com o aumento da inflação, a situação piorou para algumas pessoas, pois o aumento do salário mínimo não aconteceu na mesma proporção.
Uma pesquisa realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), mostrou que mais de 50% dos idosos no Brasil se mostram com dificuldade em pagar as contas.
Isso não é fruto apenas da inflação, mas também de outros fatores que se somam como:
- falta de educação financeira;
- alto custo dos medicamentos.
Uma das saídas para as dívidas, costuma ser o empréstimo consignado que, quando bem utilizado, ajuda consideravelmente o aposentado a se reorganizar.
Por que o crédito consignado vale a pena?
Trata-se de um dos tipos de crédito mais baratos que existem atualmente, com taxas mais baixas que outros como o crédito pessoal tradicional e muito mais se compararmos com os juros do cheque especial e cartão de crédito.
Contratar consignado pode ser a chave para sair dos problemas financeiros. Esse dinheiro pode ser bem útil para pagar uma dívida mais barata e melhorar sua situação financeira.
Confira o nosso conteúdo com todos os prós e contras do empréstimo consignado e veja se vale a pena para você neste momento!
Saiba mais: Empréstimo consignado vale a pena? Veja a resposta!
Quem será beneficiado com a redução da taxa do consignado?
Só aposentados e pensionistas do INSS terão direito à nova taxa do empréstimo consignado. Porém, a mudança só pode ser aplicada para novos contratos, ou seja, contratos assinados a partir da publicação da medida que ocorreu no dia 15 de março.
Porém, se você já possui um contrato de empréstimo e deseja aproveitar a taxa mais baixa de juros, pode fazer a portabilidade de crédito.
Você pode migrar o seu contrato do consignado para uma instituição financeira que ofereça uma taxa menor e assim, pagar menos pelo empréstimo.
É possível fazer isso de forma muito simples e sem sair de casa por meio do app da Konsi. É só fazer o download, se cadastrar e ver as suas oportunidades.