O que é carência em um empréstimo?
A carência em um empréstimo é um período definido no contrato em que quem contratou não precisa efetuar o pagamento das parcelas. É como se fosse um "período de graça" após a contratação do crédito. Durante esse período, o valor do empréstimo continua acumulando juros, mas o pagamento das parcelas é adiado.
Empréstimo consignado tem carência?
Sim, é possível solicitar carência no empréstimo consignado. Isso porque a Lei nº 14.131/2021 permite que o contratante de crédito pode pagar a primeira parcela com até 120 dias após a contratação. No entanto, a decisão de conceder a carência ou não é dos bancos, e não exclusivamente do tomador ou convênio.
Além disso, pessoas em situação de vulnerabilidade também podem ter direito a um período sem pagar as parcelas do empréstimo. Foi o caso dos servidores públicos do Rio Grande do Sul, que receberam direito ao benefício por 180 dias.
Como solicitar a carência no consignado?
Para solicitar a carência, o beneficiário deve entrar em contato com a instituição financeira onde contratou o empréstimo. A solicitação pode ser feita pessoalmente, por telefone ou pela internet. Já comentamos anteriormente, mas é importante lembrar que a concessão da carência é uma decisão da instituição financeira.
Vale a pena solicitar a carência de empréstimo?
A decisão de solicitar a carência em um empréstimo consignado depende muito da sua situação financeira pessoal e dos seus objetivos. Se você está passando por um momento de aperto financeiro, a carência pode te dar um tempo para respirar e reorganizar suas contas.
Ou, ainda, a carência é uma boa opção se a sua renda é baixa e você precisa de um tempo para ajustar seus gastos antes de começar a pagar as parcelas. Isso porque ela permite que você se planeje melhor para começar a receber uma renda menor após os descontos.
No entanto, é preciso ter em mente que mesmo com a carência, você ainda terá que pagar todos os juros e encargos do contrato normalmente. Além disso, o período total do empréstimo será maior, o que pode demorar para quitar o empréstimo, caso você não amortize as parcelas.