O prazo final para os pensionistas, aposentados ou afastados preliminarmente do Poder Executivo do Estado de Minas Gerais realizarem o Censo Previdenciário está chegando ao fim.
Aqueles que ainda não fizeram o recenseamento e tiveram seus pagamentos suspensos terão até o próximo sábado (6/4) para regularizar a situação junto ao Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais (Ipsemg).
A Diretoria de Previdência do Ipsemg informa que ainda há um grande número de servidores com situação pendente. Cerca de 1,6 mil pensionistas, 3,2 mil aposentados e mais de 10 mil servidores efetivos ativos ainda não realizaram o Censo Previdenciário.
Como realizar o recenseamento para servidores de Minas Gerais?
Para realizar o recenseamento e regularizar a situação, siga os passos abaixo:
- Acesse o site do Censo Previdenciário através do link disponível no site do Ipsemg;
- Faça login no sistema utilizando seu CPF e senha dos sistemas corporativos do governo, como o Sistema Eletrônico de Informações (SEI) e o Portal do Servidor. Além disso, você pode acessar utilizando as credenciais do portal gov.br;
- Valide as informações solicitadas;
- Responda ao questionário conforme orientações;
- Ao final do procedimento, verifique o e-mail de confirmação da realização do Censo.
Servidores que perderem prazo têm benefício suspenso
Com a suspensão do pagamento, o serviço de assistência à saúde para quem possui Ipsemg também é suspenso até que a situação seja regularizada. Portanto, é essencial realizar o recenseamento dentro do prazo estabelecido.
O Censo Previdenciário é uma exigência obrigatória, conforme estabelecido pelo Decreto nº 48.620, de 26 de maio de 2023. Seu objetivo principal é atualizar a base de dados cadastrais, funcionais e financeiras do Regime Próprio de Previdência Social (RPPS).
Não deixe para a última hora! Regularize sua situação dentro do prazo estipulado e garanta o acesso aos benefícios previdenciários e assistenciais oferecidos pelo Ipsemg.