Com a recente alta da taxa Selic, a expectativa do mercado financeiro é que o teto de juros do crédito consignado INSS seja reajustado em breve. Segundo o Banco do Brasil, o governo já discute a possibilidade de aumentar o teto de juros dessa modalidade, que é destinada a aposentados e pensionistas.

A alta da Selic e o impacto no consignado

Atualmente, a Selic subiu de 10,50% para 11,25% nos últimos meses, com uma projeção de atingir até 13% em 2025. Isso faz com que as operações de crédito consignado deixem de ser atraentes para algumas instituições financeiras, que começam a reduzir a oferta desse tipo de empréstimo.

A última atualização do teto de juros do consignado INSS foi definido pelo Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS) em maio de 2024, que fixou a taxa em 1,66% para empréstimos e 2,46% para cartões consignados, quando o cenário de queda na Selic era esperado.

Banco do Brasil e o futuro do teto de juros

De acordo com a presidente do Banco do Brasil, Tarciana Medeiros, embora o banco estatal ainda consiga operar o consignado de forma rentável, existe a possibilidade de ajustar o teto de juros em parceria com o governo para garantir a viabilidade da modalidade.

“Caso o patamar não dê rentabilidade, vamos conversar com o Ministério [da Previdência Social] para ajustar o teto conforme a necessidade”, comentou Medeiros, destacando que os bancos já estão atentos ao tema.

A próxima reunião do CNPS está marcada para 28 de novembro e deve discutir possíveis ajustes no teto de juros.


Saiba mais: Confira o aumento salarial do INSS para 2025


Como funciona o crédito consignado do INSS?

O crédito consignado do INSS é uma modalidade de empréstimo destinada a aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), que oferece condições especiais, como taxas de juros mais baixas e pagamento facilitado por meio de desconto direto no benefício mensal. Essa característica faz do consignado uma opção popular para quem busca crédito com mais segurança e sem precisar se preocupar com boletos ou pagamentos manuais.

Uma das vantagens do crédito consignado INSS é que ele está disponível até mesmo para negativados (pessoas com o nome inscrito nos órgãos de proteção ao crédito, como Serasa e SPC). Isso porque, como o pagamento é garantido pelo desconto direto no benefício, os bancos não consideram o histórico de crédito como um fator determinante para a aprovação do consignado.