Os servidores públicos de Minas Gerais terão um aumento salarial retroativo pago em cinco parcelas, a partir de agosto. A primeira parcela, referente a janeiro, será paga no salário de agosto, já com o reajuste de 4,62%.

Esse aumento será aplicado mensalmente até que todo o retroativo seja quitado. O governo informou que o valor total aplicado no pagamento retroativo é de R$ 975,4 milhões.

Detalhes do reajuste do servidor de Minas Gerais

Inicialmente, o governo havia oferecido um reajuste de 3,62%, abaixo da inflação acumulada em 2023. No entanto, uma emenda parlamentar elevou o reajuste para 4,6%, ajustando-o às perdas inflacionárias do ano passado.

O novo percentual de aumento foi aprovado em 6 de junho e será sancionado pelo governador Romeu Zema nesta quinta-feira (27).

Reajuste salarial gera mais margem disponível para empréstimos consignados; saiba como

O reajuste salarial proporcionará aos servidores de Minas Gerais uma margem maior disponível para empréstimos consignados. Com o aumento do salário, a margem disponível também cresce, liberando mais espaço para você contratar um empréstimo ou aumentar o valor do seu crédito já existente.

A margem consignável é a porcentagem do seu salário líquido que pode ser comprometida com o pagamento de parcelas de empréstimos consignados.


Conheça a Konsi


Impacto financeiro do reajuste

O aumento do percentual de reajuste representará um impacto financeiro adicional de aproximadamente R$ 570 milhões anuais em relação aos valores previstos anteriormente para a folha de pagamento.

Cerca de 625 mil servidores da administração direta, indireta, autárquica e fundacional do Estado, incluindo ativos, inativos e pensionistas, serão beneficiados com essa recomposição salarial.