A Receita Federal abriu nesta segunda-feira (23), a consulta para o último lote da restituição do Imposto de Renda referente ao ano-base 2023. Cerca de 511 mil contribuintes poderão verificar se suas restituições foram liberadas. O lote inclui restituições de anos anteriores, com destaque para 86 mil contribuintes do Rio Grande do Sul. No total, serão devolvidos R$ 1,03 bilhão, dos quais 40% serão destinados a contribuintes com prioridade no reembolso.

Entre os contribuintes que receberão a restituição, 201.381 informaram a chave Pix vinculada ao CPF, o que garantiu prioridade no recebimento. Desde 2022, a inclusão da chave Pix na declaração agiliza o processo de restituição. Já 106.289 contribuintes que não utilizaram essa opção e não possuem prioridade legal estão contemplados neste lote.

Quem tem prioridade na Restituição do Imposto de Renda?

Os grupos prioritários incluem idosos, professores e pessoas com deficiência. São 75.686 contribuintes entre 60 e 79 anos, 23.180 profissionais do magistério, 11.188 idosos com mais de 80 anos e 6.731 contribuintes com alguma deficiência física ou doença grave.

Como consultar o IRPF?

Para verificar se a restituição foi liberada, basta acessar o site da Receita Federal e clicar em “Meu Imposto de Renda” e, depois, em “Consultar a Restituição”. A consulta também pode ser feita através do aplicativo da Receita para dispositivos móveis. O pagamento será feito no dia 30 de setembro, diretamente na conta bancária ou via chave Pix do tipo CPF, conforme informado na declaração.

Saiba mais: Novo golpe do Imposto de Renda: saiba como funciona

Caso a restituição não seja depositada por algum erro, como uma conta desativada, o contribuinte tem até um ano para resgatar o valor no Banco do Brasil. O agendamento pode ser feito pelo Portal BB ou pela Central de Relacionamento do banco.

E se houver pendências?

Se o contribuinte não estiver na lista, é possível acessar o Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) para verificar pendências e, se necessário, enviar uma declaração retificadora.