Na última segunda-feira, 24, a Receita Federal liberou a consulta ao lote da malha fina do Imposto de Renda 2025. Esse lote especial é formado por um total de 120.039 restituições, que serão destinadas aos contribuintes, entre prioritários e não prioritários. O valor total do crédito que será disponibilizado aos contribuintes é de R$ 253,8 milhões, quantia que será depositada em contas bancárias previamente informadas pelos declarantes no ato da entrega da declaração de ajuste anual do Imposto de Renda.
 

O crédito bancário das restituições será realizado ao longo do dia 31 de março de 2025, diretamente nas contas bancárias informadas ou por meio de chave Pix cadastrada. A Receita Federal orienta que os contribuintes verifiquem atentamente os dados bancários fornecidos para evitar possíveis problemas no recebimento da restituição.

Como saber se a restituição já está disponível?

Para saber se a restituição já está disponível para saque, o contribuinte deve acessar o site oficial da Receita Federal (www.gov.br/receitafederal) e clicar na seção “Meu Imposto de Renda”.

Dentro desse ambiente digital, ele deverá informar os seguintes dados:

  • Número do CPF
  • Data de Nascimento
  • Selecionar o ano de exercício do Imposto (2025)
  • Optar por "Consultar"
     

A área permite realizar tanto uma consulta simplificada quanto uma consulta completa da situação da declaração do Imposto de Renda.
 

Além disso, a Receita Federal disponibiliza um aplicativo oficial para tablets e smartphones, que possibilita aos usuários consultar diretamente nas bases de dados da Receita Federal informações detalhadas sobre a liberação das restituições do IRPF e a situação cadastral da inscrição no CPF.

Saiba mais sobre a declaração de imposto de renda no Blog da Konsi

Como é feita a restituição do Imposto de Renda?

O valor da restituição é creditado automaticamente na conta bancária informada no momento da declaração, podendo ser por depósito tradicional ou via chave Pix. Caso o crédito da restituição não ocorra na conta informada, o contribuinte deve reagendar o recebimento dos valores junto ao Banco do Brasil. 

Isso pode ser feito pelo Portal BB na internet ou pela Central de Relacionamento BB, nos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (número exclusivo para deficientes auditivos).
 

O valor ficará disponível para resgate pelo período de um ano. Caso o contribuinte não resgate dentro desse prazo, será necessário solicitar a restituição pelo Portal e-CAC da Receita Federal, acessando:
 

  • Menu "Declarações e Demonstrativos"
  • "Meu Imposto de Renda"
  • "Solicitar restituição não resgatada na rede bancária"
     

Quem tem prioridade no pagamento da restituição?


Têm prioridade no recebimento da restituição:

  • Idosos acima de 80 anos
  • Contribuintes com deficiência física ou mental, ou moléstia grave
  • Contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério
     

Além desses grupos prioritários, algumas restituições serão destinadas a contribuintes que, apesar de não possuírem prioridade legal, receberam prioridade por terem utilizado a declaração pré-preenchida no momento do envio ou por terem optado por receber a restituição via Pix, agilizando o processamento do pagamento.