Nesta segunda-feira (19), o governo federal firmou um acordo com os servidores do Plano de Carreira dos Cargos de Reforma e Desenvolvimento do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), garantindo um reajuste salarial de 23,8% nos vencimentos básicos da categoria. 

O acordo representa o 34º termo firmado pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos nas mesas de negociação com o funcionalismo público.

Reajuste salarial em duas etapas

De acordo com a proposta aceita pelos servidores, o reajuste salarial será implementado em duas etapas:

A primeira fase ocorrerá em janeiro de 2025, enquanto a segunda está prevista para abril de 2026. Essa reestruturação também incluirá o alongamento da tabela remuneratória, que passará de 16 para 20 níveis, adicionando quatro novos padrões na classe inicial A. Essas mudanças visam proporcionar uma maior valorização e progressão dentro da carreira.

Aumento do vencimento básico e ajustes na progressão

Além do reajuste salarial, o acordo prevê o aumento do vencimento básico dos servidores do Incra, a equiparação das remunerações de analistas e peritos, e ajustes nos steps de progressão funcional.

Saiba mais: Margem consignável: como calcular e aumentar o valor disponível?

Esses ajustes são parte de um esforço mais amplo para fortalecer e transversalizar o plano de carreira, promovendo uma maior coerência e competitividade na remuneração dos servidores.

Impacto do acordo

O reajuste salarial dos servidores do Incra é parte de uma série de medidas que o governo federal vem adotando para melhorar as condições de trabalho e remuneração no serviço público.

Com o novo acordo, espera-se não apenas um impacto positivo na motivação e produtividade dos servidores, mas também uma maior eficiência nas atividades desenvolvidas pelo Incra.

Saiba mais: Maciça do INSS 2024: Confira calendário por mês para aposentados e pensionistas

Este reajuste salarial também reflete o compromisso do governo em atender às demandas do funcionalismo público, garantindo que os servidores sejam devidamente valorizados e tenham uma estrutura de carreira que permita o crescimento profissional.

Os servidores do Incra, responsáveis por importantes projetos de reforma agrária e desenvolvimento rural, agora contam com um plano de carreira mais robusto e atrativo, o que pode resultar em melhores serviços prestados à sociedade.