O pente fino do INSS, iniciado no final de julho, gerou o corte de 48,45% dos benefícios de auxílio-doença revisados até agora. Dos 238 mil auxílios analisados, 133 mil foram cancelados. A medida, que faz parte dos esforços do governo para equilibrar as contas públicas, já gerou uma economia de R$ 1,3 bilhão, com previsão de alcançar R$ 2,9 bilhões até o final do ano.
Esse processo de revisão é facilitado pelo sistema Atestmed, que permite a concessão de benefícios por incapacidade temporária com o envio de atestados médicos via Meu INSS. Essa automação eliminou a necessidade de perícias iniciais, reduzindo a fila de espera para exames periciais.
Pente fino do INSS busca encontrar fraude em benefícios
Embora os cortes sejam justificados pelo cumprimento da legislação previdenciária, eles impactam milhares de segurados. Segundo Adroaldo da Cunha Portal, secretário de RGPS (Regime Geral da Previdência Social), o pente fino do INSS tem como objetivo identificar e retirar do sistema benefícios que não são mais necessários ou que foram concedidos de forma irregular.
Além disso, o Atestmed tem sido utilizado para detectar fraudes, barrando atestados suspeitos por meio de análises de grafologia e outros filtros tecnológicos. Ou seja, casos de fraude, como atestados emitidos em diferentes cidades com a mesma assinatura, estão sendo investigados pelo INSS. A Inteligência Artificial utilizada no Atestmed permite verificar inconsistências em documentos e prevenir que fraudes continuem ocorrendo.
Saiba mais: Beneficiário do INSS só poderá pegar consignado no banco em que recebe o benefício
Como saber se meu benefício INSS foi cortado?
O INSS deve convocar os beneficiários em breve para agendar a perícia médica. Os segurados do auxílio-doença são convocados por meio de notificações no aplicativo Meu INSS, ligações da Central de Atendimento 135, cartas enviadas pelos Correios, SMS, ou ainda por meio de extratos bancários e editais no Diário Oficial da União.
Manter os dados cadastrais atualizados é fundamental para evitar problemas durante o processo de revisão do benefício. Isso porque é assim que o INSS avalia quem deve continuar com o benefício ou não.
No entanto, caso queira saber a situação atual do seu benefício, a forma mais simples e rápida é através do aplicativo "Meu INSS". Nele, você pode consultar o extrato de pagamentos, verificar se há alguma pendência ou aviso sobre o seu benefício. Se você não utiliza o aplicativo, pode acessar a plataforma Meu INSS pelo computador e realizar a mesma consulta.
Além disso, você pode ligar para a central de atendimento do INSS pelo número 135. Um atendente poderá verificar a situação do seu benefício e te fornecer as informações necessárias.