Pensionistas do Rio de Janeiro nascidos em maio devem realizar censo obrigatório; saiba como fazer

Saiba como agendar e os documentos necessário para o recenseamento obrigatório para pensionistas do Rio de Janeiro

02/05/2024 às 22:35 | Atualizado 02/05/2024 às 22:35 | Tempo de leitura: 2 minutos

Pensionistas do Rio de Janeiro nascidos em maio devem realizar censo obrigatório; saiba como fazer

Pensionistas do Rio de Janeiro nascidos em maio devem realizar censo obrigatório; saiba como fazer

Os pensionistas do Estado do Rio de Janeiro nascidos em maio devem ficar atentos ao recenseamento obrigatório promovido pelo Fundo Único de Previdência do Estado (Rioprevidência).

Isso porque o procedimento presencial é fundamental para a manutenção dos benefícios. Assim, deve ser agendado através do site oficial do RioPrevidência. Confira abaixo como realizar o censo e os documentos necessários para evitar contratempos com a suspensão do benefício.

Confira prazos e agendamento

Os pensionistas têm até o final do próximo mês para realizar o agendamento e comparecer a uma das 17 agências do Rioprevidência em todo o estado.

O prazo é de 60 dias a partir do primeiro dia do mês de nascimento. Em breve, o censo será estendido também aos aposentados e servidores estaduais ativos.

Quais os documentos necessários para recenseamento de pensionistas?

Para o recenseamento, é imprescindível apresentar os seguintes documentos:

  • Identidade;
  • CPF;
  • Comprovante de residência (em nome do próprio, dos últimos três meses ou declaração de residência);
  • Título de eleitor (ou e-Título, comprovante de votação de 2022 ou comprovante de quitação eleitoral, exceto para menores e estrangeiros).

Regras específicas para casos especiais

Para pensionistas que residem fora do Rio de Janeiro, é necessário o Traslado de Escritura Pública de Declaração de Vida, de estado civil e de comprovação de endereço, além de cópia autenticada do RG e CPF, e declaração de próprio punho com informações de contato.

Já para pensionistas de nacionalidade estrangeira, a apresentação de RG, CPF, comprovante de residência, certidão de casamento (para casados com brasileiros), carteira ou contrato de trabalho, certidão de nascimento para filhos com brasileiros, passaporte e/ou documento oficial comprobatório da data de chegada ao Brasil e condição de permanência são obrigatórios.

Em caso de dúvidas ou necessidade de mais informações, entre em contato através do SAC do Rioprevidência pelo telefone 0880-285-8191, via chat ou pelo "Fale Conosco". Garanta a regularização do seu benefício realizando o censo dentro do prazo estabelecido.

Tópicos Relacionados