Os pensionistas do Estado do Rio de Janeiro nascidos em maio devem ficar atentos ao recenseamento obrigatório promovido pelo Fundo Único de Previdência do Estado (Rioprevidência).

Isso porque o procedimento presencial é fundamental para a manutenção dos benefícios. Assim, deve ser agendado através do site oficial do RioPrevidência. Confira abaixo como realizar o censo e os documentos necessários para evitar contratempos com a suspensão do benefício.

Confira prazos e agendamento

Os pensionistas têm até o final do próximo mês para realizar o agendamento e comparecer a uma das 17 agências do Rioprevidência em todo o estado.

O prazo é de 60 dias a partir do primeiro dia do mês de nascimento. Em breve, o censo será estendido também aos aposentados e servidores estaduais ativos.

Quais os documentos necessários para recenseamento de pensionistas?

Para o recenseamento, é imprescindível apresentar os seguintes documentos:

  • Identidade;
  • CPF;
  • Comprovante de residência (em nome do próprio, dos últimos três meses ou declaração de residência);
  • Título de eleitor (ou e-Título, comprovante de votação de 2022 ou comprovante de quitação eleitoral, exceto para menores e estrangeiros).

Regras específicas para casos especiais

Para pensionistas que residem fora do Rio de Janeiro, é necessário o Traslado de Escritura Pública de Declaração de Vida, de estado civil e de comprovação de endereço, além de cópia autenticada do RG e CPF, e declaração de próprio punho com informações de contato.

Já para pensionistas de nacionalidade estrangeira, a apresentação de RG, CPF, comprovante de residência, certidão de casamento (para casados com brasileiros), carteira ou contrato de trabalho, certidão de nascimento para filhos com brasileiros, passaporte e/ou documento oficial comprobatório da data de chegada ao Brasil e condição de permanência são obrigatórios.

Em caso de dúvidas ou necessidade de mais informações, entre em contato através do SAC do Rioprevidência pelo telefone 0880-285-8191, via chat ou pelo "Fale Conosco". Garanta a regularização do seu benefício realizando o censo dentro do prazo estabelecido.