O governador Carlos Massa Ratinho Junior anunciou na sexta-feira (3) algumas mudanças significativas na equipe de secretários estaduais e em outras estruturas do governo do estado do Paraná. Essas alterações são decorrentes da desincompatibilização dos secretários que planejam disputar o pleito deste ano.
As mudanças ocorrerão em diversas pastas, incluindo a Fazenda, Cidades, Inovação, Modernização e Transformação Digital, Administração e Previdência, Agricultura e Abastecimento e Desenvolvimento Sustentável.
Além disso, haverá trocas na Controladoria-Geral do estado, Sanepar, Fomento Paraná, Instituto Água e Terra e Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE). Essas modificações serão implementadas ao longo do mês de maio.
Saiba o que vai mudar no funcionalismo público do Paraná
Entre as alterações mais significativas está a nomeação da procuradora Leticia Ferreira da Silva como a nova controladora-geral do Estado, que possui sólida formação em Direito pela Universidade Estadual de Londrina.
Outra mudança importante é a transferência do então secretário de Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, para a pasta da Fazenda. Nesse sentido, Ortigara possui experiência como economista e técnico agrícola, e uma trajetória de décadas no serviço público.
Como sucessor de Ortigara na Secretaria de Agricultura e do Abastecimento, teremos Natalino Avance de Souza, que anteriormente ocupava o cargo de diretor-presidente do IDR-Paraná.
Sua nomeação reflete o compromisso contínuo do governo com áreas cruciais como agricultura familiar, cooperativismo e preservação ambiental. Com novos líderes assumindo posições-chave, espera-se que o estado possa enfrentar os desafios futuros com determinação e eficiência.