Ministério Público fecha parceria com banco para suspender cobrança de juros em empréstimo consignado

Parceria abrange benefício de suspensão de consignado para servidores estaduais e municipais; confira datas e prazos para solicitar

25/06/2024 às 19:00 | Atualizado 25/06/2024 às 19:01 | Tempo de leitura: 1 minuto

Ministério Público fecha parceria com banco para suspender cobrança de juros em empréstimo consignado

Ministério Público fecha parceria com banco para suspender cobrança de juros em empréstimo consignado

O Ministério Público do Rio Grande do Sul fechou uma parceria com o Banrisul nesta segunda-feira (24), oferecendo uma oportunidade valiosa para servidores públicos estaduais e municipais.

A parceria prevê a concessão de quatro meses de carência nas operações de crédito consignado, sem juros, encargos ou alteração no valor das parcelas, beneficiando servidores ativos, inativos e seus pensionistas que residem em áreas de calamidade pública.

Carência para servidores em áreas de calamidade

Os servidores que vivem em municípios com estado de calamidade pública, conforme o Decreto Estadual 57.646/2024, e que estão cadastrados no Banrisul até maio de 2024, poderão usufruir da carência de maio a agosto.

Este benefício é destinado àqueles que moram em áreas diretamente atingidas, segundo o Mapa Único do Plano Rio Grande (MUP).

Para os demais servidores que não se enquadram como diretamente atingidos, o Banrisul oferece a opção de repactuar o empréstimo consignado com uma carência de seis meses. Neste caso, os encargos contratuais e parcelas serão incorporados ao saldo devedor.


Conheça a Konsi


Servidores têm prazo para aderir a suspensão do consignado

Os servidores têm a opção de aderir às novas condições ou manter os termos atuais de seus contratos. Para aderir, é necessário comparecer a uma agência do Banrisul ou acessar o aplicativo do banco.

As datas de adesão variam: servidores estaduais devem aderir entre 25 de junho e 10 de julho, enquanto servidores municipais têm o período de 26 de junho a 10 de julho.

A elaboração do acordo contou com a participação do promotor de Justiça Marcos Centeno e do coordenador do Centro de Apoio Operacional do Consumidor e da Ordem Econômica, André Marchesan.

A chefe de Gabinete da Procuradoria-Geral de Justiça, Raquel Isotton, também esteve presente na cerimônia, juntamente com a Procuradoria-Geral do Estado.

Assim, a iniciativa visa oferecer alívio financeiro significativo aos servidores que possuem empréstimos consignados, especialmente aqueles afetados por desastres naturais.

Tópicos Relacionados

    Banner promocional do Konsi Blog
    Banner promocional do Konsi Blog
    Ícone Konsi no fundo escuro

    Baixe o aplicativo

    Pague menos pelo seu empréstimo

    Disponível no Google PlayDisponível na App Store