O Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais (Ipsemg) estendeu até 6 de abril o prazo para que aposentados e pensionistas que não realizaram o Censo Cadastral Previdenciário e tiveram seus pagamentos suspensos possam regularizar sua situação.

Mais de mil beneficiários nos municípios do Leste de Minas estão com seus pagamentos suspensos, totalizando 1.059 aposentados e pensionistas. Além disso, aproximadamente 11 mil servidores ativos permanecem em situação irregular.

Ou seja, estão sujeitos a penalidades administrativas caso não regularizem sua situação junto ao Ipsemg. A seguir, vamos explicar como realizar o Censo Previdenciário. Continue lendo!

Como realizar o Censo Cadastral Previdenciário?

Para restabelecer seus benefícios, os aposentados e pensionistas afetados podem acessar o site oficial do Ipsemg ou comparecer pessoalmente às unidades regionais do Instituto.

Abaixo estão os endereços das regionais do Ipsemg em algumas cidades do Leste de Minas:

  • Governador Valadares: Rua Israel Pinheiro, 3549 - Centro. Telefone: (33) 2101-9650;
  • Coronel Fabriciano: Rua São Sebastião, 537 - Santa Helena. Telefone: (31) 2142-3100;
  • Teófilo Otoni: Rua Capitão Leonardo, 357 - Centro. Telefones: (33) 3522-5229 e (33) 3521-1724;
  • Manhuaçu: Rua Frederico Dolabela, 355 - Centro. Telefone: (33) 3331-2136;
  • Almenara: Rua Dr. Sabino Silva, 98 - Almenara. Telefone: (33) 3721-1702.

Como funciona o Censo Previdenciário?

O Censo Previdenciário é um procedimento obrigatório que tem como objetivo atualizar a base de dados cadastrais, funcionais e financeiras do Regime Próprio de Previdência Social (RPPS). Nesse sentido, todos os segurados ativos, aposentados e pensionistas devem participar desse processo.

O primeiro Censo Cadastral Previdenciário do Regime Próprio de Previdência Social de Minas Gerais foi realizado em 2023, com o intuito de garantir a precisão e atualização das informações referentes aos beneficiários do Ipsemg.