Em Mato Grosso, o número de famílias com contas em atraso cresceu consideravelmente, atingindo um recorde no ano. Em maio, por exemplo, 47.774 famílias em Cuiabá estavam nessa situação, segundo dados da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic).
Confira os percentuais de endividamento
Apesar de um aumento no número de famílias endividadas, houve uma sequência de dois meses de queda no índice geral de endividamento, que agora totaliza 87,2% das famílias. Esse percentual é dividido da seguinte maneira:
- 43,4% das famílias reportaram estar pouco endividadas,
- 33,6% mais ou menos endividadas,
- e 10,1% muito endividadas.
Comparando anualmente, o índice de endividamento cresceu 7,31%, o que representa cerca de 12.200 famílias a mais enfrentando dívidas comparado ao ano anterior.
Conheça a Konsi
Cartão de crédito lidera endividamento de famílias
O cartão de crédito continua sendo a maior fonte de dívida, envolvendo 79,2% das famílias. Outros tipos de crédito incluem:
- Carnês (26%);
- Financiamento de carro (6,2%);
- Financiamento de casa (4,4%);
- Crédito consignado (3,9%);
- Crédito pessoal (3,8%);
- Cheque especial (1,4%).
“Apesar do grande número de endividados, a maioria se encontra pouco endividada e parte significativa pretende quitar suas dívidas totalmente.”
- José Wenceslau de Souza Júnior, presidente da Fecomércio-MT
Segundo a pesquisa, 40% das famílias esperam quitar parte de suas dívidas no próximo mês e 29,2% planejam liquidá-las completamente.
A pesquisa também revelou que entre 29,9% das famílias endividadas, o comprometimento com dívidas se estende de três a seis meses, enquanto 71,4% têm de 11% a 50% da renda mensal comprometida.
Estes dados apontam para um cenário misto em Mato Grosso, com um alto nível de endividamento, mas com um caminho potencial para recuperação financeira e estímulo ao consumo no futuro.