Recentemente, circulou nas redes sociais a notícia de uma suposta antecipação geral no calendário de pagamentos de aposentadorias e pensões do INSS.

No entanto, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) esclarece que essa antecipação não é válida para todos os beneficiários, mas exclusivamente para residentes do Rio Grande do Sul.

Devido ao estado de calamidade pública no Rio Grande do Sul, o INSS antecipará os pagamentos para os beneficiários desta região, que receberão seus valores no primeiro dia do calendário, em 24 de junho. Esta medida permanecerá até que o estado de calamidade seja oficialmente encerrado.

Calendário normal para demais beneficiários

Para aposentados e pensionistas das demais regiões, o pagamento seguirá o calendário habitual. Primeiro, serão pagos os benefícios de até um salário mínimo (R$ 1.412), entre 24 de junho e 5 de julho. O pagamento é realizado conforme o número final do cartão de benefício, desconsiderando o dígito verificador.

Os beneficiários com Número de Inscrição Social (NIS) final 1 serão os primeiros a receber, seguindo a ordem crescente dos dígitos finais em dias úteis. Para quem recebe acima do piso nacional, os pagamentos ocorrerão de 1º a 5 de julho, também de acordo com o número final do benefício, com dois grupos sendo pagos por dia, iniciando com os dígitos finais 1 e 6.


Conheça a Konsi


Como consultar o pagamento do INSS?

Os segurados podem consultar os valores e detalhes dos pagamentos no site Meu INSS. Após fazer login, basta clicar no serviço “Extrato de Pagamento” para acessar todas as informações.

A consulta também está disponível pelo aplicativo Meu INSS (Android e iOS). Para aqueles sem acesso à internet, a consulta pode ser feita pelo telefone, ligando para a Central 135.

Ao ligar, é necessário informar o número do CPF e confirmar algumas informações cadastrais para evitar fraudes. O atendimento está disponível de segunda a sábado, das 7h às 22h.

Atualmente, o INSS realiza o pagamento mensal de 39,9 milhões de benefícios, garantindo que todos os aposentados e pensionistas recebam seus valores de forma organizada e segura.