O Ministério da Previdência Social e o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) anunciaram um mutirão destinado aos requerentes do Benefício de Prestação Continuada (BPC) para pessoas com deficiência.
No Rio Grande do Norte, esse serviço estará disponível nas Agências da Previdência Social (APS) de Macau e Pau dos Ferros, de 11 a 28 de março. No total, serão abertas 6 mil vagas para todo o Nordeste, das quais 198 serão destinadas ao Rio Grande do Norte.
Em Pau dos Ferros, na região do Alto Oeste Potiguar, serão oferecidas 126 vagas, enquanto em Macau serão disponibilizadas 72. Em Pau dos Ferros, os atendimentos já tiveram início, com 26 perícias médicas realizadas e 59 agendamentos. Em Macau, as atividades começarão em 14 de março.
Como agendar a perícia médica para mutirão do INSS?
Os requerentes podem agendar seus atendimentos através dos canais de atendimento do INSS, como a central telefônica 135 e o aplicativo (Android e iOS) ou site Meu INSS.
A iniciativa faz parte do Programa de Enfrentamento à Fila da Previdência Social (PEFPS) e marca o início do Programa de Enfrentamento à Fila do BPC no Nordeste.
Como funcionam os mutirões do INSS?
Os mutirões do INSS têm como objetivo agilizar as avaliações sociais e as perícias médicas presenciais para a concessão do Benefício de Prestação Continuada (BPC), destinado a pessoas com deficiência de baixa renda, e, em alguns casos, para o benefício por incapacidade temporária, antes conhecido como auxílio-doença.
Qual a documentação necessária?
As pessoas agendadas para a avaliação social e perícia médica devem comparecer no dia do atendimento na Agência da Previdência Social com seus documentos médicos, como laudos, atestados e receitas.
Essa iniciativa visa proporcionar um atendimento mais ágil e eficiente aos requerentes do BPC, garantindo que aqueles que realmente necessitam do benefício possam tê-lo concedido de forma rápida e sem burocracias excessivas.