O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) lançou o atendimento em Língua Brasileira de Sinais (Libras) em duas de suas agências na Região Metropolitana do Rio de Janeiro.

Com isso, a iniciativa visa proporcionar um atendimento mais acessível e inclusivo para pessoas surdas. Neste artigo, vamos explicar como vai funcionar o atendimento em libras do INSS. Continue lendo!

Como funciona o atendimento em libras do INSS?

O atendimento em Libras ocorre semanalmente, especificamente às terças-feiras, nas unidades do Centro Integrado de Atenção às Pessoas com Deficiência (Ciad), localizadas no Centro do Rio de Janeiro, e no Bairro de Fátima, em Niterói.

O segurado será atendido remotamente por um servidor capacitado, utilizando videochamada em uma sala equipada com computador e câmera. De acordo com o INSS, atualmente, dez servidores de diferentes regiões do país estão preparados para oferecer esse tipo de atendimento.

Essa Central de Atendimento em Libras é resultado de um projeto elaborado por servidores do INSS, com o objetivo de promover a inclusão previdenciária das pessoas surdas, utilizando tecnologias da informação e comunicação para tornar o atendimento mais humano, acessível e eficaz.

Como agendar?

Para agendar o atendimento em Libras, os interessados podem entrar em contato através da Central 135 ou realizar o agendamento presencialmente nas duas agências mencionadas. Serão disponibilizadas quatro vagas por semana em cada uma das unidades, facilitando o acesso dos segurados surdos aos serviços previdenciários.

Essa iniciativa representa um projeto-piloto que visa avaliar a eficácia e a demanda desse tipo de atendimento. Além do Rio de Janeiro, o INSS já oferece atendimento em Libras em outras localidades, como São Paulo, Sorocaba (interior de São Paulo) e Alagoas.

Desde dezembro do ano passado, duas agências em Alagoas também implementaram esse tipo de atendimento inclusivo. Essa medida reforça o compromisso do INSS com a inclusão e a acessibilidade, garantindo que todos os cidadãos tenham acesso igualitário aos serviços previdenciários, independentemente de suas limitações auditivas.