Durante feriados, o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) e as agências bancárias estarão fechadas, como acontecerá nesta Sexta-feira Santa (29). Nesse sentido, o atendimento presencial será retomado na segunda-feira, 1º de abril.

Entretanto, mesmo durante esse período, existem maneiras de solicitar benefícios e obter informações importantes. Por isso, a seguir, vamos explicar como solicitar benefícios durante o período. Continue lendo!

Como funciona o atendimento do INSS durante feriados?

Durante o feriado e também nos finais de semana, o atendimento telefônico será mantido por meio de robôs, funcionando 24 horas por dia. Já na segunda-feira, o atendimento humano voltará ao normal, das 7h às 22h. O telefone utilizado para esse serviço é o 135, e as chamadas são gratuitas.

Por meio do telefone ou da internet, os segurados podem obter informações sobre benefícios, consultar o horário do próximo atendimento agendado na agência e receber detalhes sobre o pagamento.

Como solicitar benefícios do INSS online?

Para aqueles que precisam solicitar benefícios ao INSS, o canal online é uma opção conveniente e acessível. O primeiro recurso é o atendimento telefônico, através do número 135. Além disso, o segurado pode utilizar o aplicativo (Android e iOS) ou o site Meu INSS.

No Meu INSS, o segurado tem acesso a uma ampla gama de serviços, totalizando mais de cem opções. Por meio desse canal, é possível solicitar benefícios, emitir extratos de pagamento e do Imposto de Renda, cumprir exigências (como a entrega de documentos complementares solicitados pelo instituto) e agendar atendimento presencial.

INSS disponibiliza assistente virtual Helô; saiba como funciona

Uma novidade importante é a assistente virtual Helô, disponível no Meu INSS. Isso porque a Helô é uma assistente virtual que auxilia os segurados, fornecendo orientações e esclarecendo dúvidas sobre serviços e benefícios oferecidos pelo INSS.