O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) anunciou que começará a pagar a segunda e última parcela do 13º salário dos beneficiários a partir desta sexta-feira (24).

Além disso, a parcela incluirá descontos legais, como Imposto de Renda e contribuições para pensão alimentícia. Os beneficiários podem consultar o valor exato a ser recebido através de plataformas de contato do INSS.

Confira calendário de pagamento do 13º salário

O cronograma de liberação dos pagamentos é organizado de acordo com o número final do cartão de pagamento, desconsiderando-se o dígito verificador após o traço.

Assim, os beneficiários que recebem até um salário mínimo terão seus pagamentos distribuídos entre os últimos cinco dias úteis de maio e os primeiros cinco de junho, sendo um grupo por dia.

Já aqueles que ganham mais que o salário mínimo receberão seus pagamentos nos cinco primeiros dias úteis de junho, com dois grupos sendo atendidos por dia.


Conheça a Konsi


Quem tem direito ao 13º salário?

O 13º salário beneficia aqueles que recebem auxílio por incapacidade temporária (anteriormente conhecido como auxílio-doença), auxílio-acidente, aposentadoria, pensão por morte ou auxílio-reclusão.

Além disso, os beneficiários do salário-maternidade também têm direito ao 13º proporcional, que é pago juntamente com a última parcela do benefício.

Entretanto, idosos acima de 65 anos em situação de carência e pessoas com deficiência de baixa renda que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC/Loas) não têm direito a essa gratificação.

Como consultar o valor do benefício

Para verificar o valor exato a ser recebido, os segurados com acesso à internet podem visitar o site ou o aplicativo Meu INSS (Android e iOS) e fazer login. Na tela inicial, selecionando a opção "Extrato de Pagamento", é possível visualizar todos os detalhes sobre o pagamento.

O valor do 13º salário será indicado sob o código 104 no extrato, que também pode ser baixado em PDF para referência futura. Para aqueles que não têm acesso à internet, a consulta pode ser feita por telefone, através da Central 135.

É necessário fornecer o número do CPF e confirmar algumas informações cadastrais para segurança da transação. A central opera de segunda-feira a sábado, das 7h às 22h.

Com estas informações, os beneficiários do INSS podem se organizar melhor para o recebimento da segunda parcela do 13º salário, assegurando que todos os detalhes estejam claros e acessíveis.