INSS: Cai o número de denúncias de descontos indevidos de empréstimo

Denúncias de ligações oferecendo crédito consignado também diminuíram; saiba o que explica a mudança

17/07/2024 às 20:46 | Atualizado 21/07/2024 às 14:46 | Tempo de leitura: 2 minutos

INSS: Cai o número de denúncias de descontos indevidos de empréstimo

INSS: Cai o número de denúncias de descontos indevidos de empréstimo

O número de reclamações de aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) sobre ligações oferecendo crédito consignado e descontos indevidos caiu significativamente.

Dados da Ouvidoria do INSS mostram que, em comparação com o mesmo período do ano passado, as queixas diminuíram de 21.643 para 13.669, uma redução de 36,84%.

Queda nas denúncias de aposentados

A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), do Ministério da Justiça, também observou uma queda de 19% nas reclamações sobre descontos não autorizados de janeiro a maio deste ano, em comparação com os quatro primeiros meses de 2023.

Medidas de segurança do INSS

O presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, atribui a queda nas reclamações às medidas de segurança implementadas pelo órgão a partir de março deste ano. Essas medidas incluem a regulamentação dos descontos e a suspensão de novas adesões a mensalidades associativas.

"O sistema biométrico e a validação em duas etapas proporcionarão mais segurança para aposentados, pensionistas e beneficiários do INSS ao realizar suas transações", explicou Stefanutto.

Regras para descontos de mensalidade associativa

Em março, o INSS estabeleceu regras para regulamentar o desconto de mensalidades associativas nos benefícios de aposentados e pensionistas.

As novas regras determinam que o desconto não pode exceder 1% do limite máximo dos benefícios do Regime Geral de Previdência Social (RGPS) e que não pode haver mais de uma dedução de mensalidade associativa por benefício.

Em abril, o INSS iniciou uma apuração interna para investigar possíveis irregularidades em entidades de classe que estariam descontando valores indevidos dos benefícios de aposentados e pensionistas.

O que fazer em caso de desconto indevido?

Se você foi descontado indevidamente, as reclamações e denúncias sobre empréstimo consignado não autorizado devem ser feitas diretamente no Portal do Consumidor (consumidor.gov.br).

A Senacon pode determinar o cancelamento do empréstimo. Além disso, é recomendado registrar um boletim de ocorrência na delegacia de polícia por se tratar de uma denúncia de golpe.

Para descontos de entidades associativas, verifique o extrato do benefício, que deve incluir o número do Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) da entidade.

Outra opção é requerer o serviço de "excluir mensalidade associativa" pelo aplicativo ou site Meu INSS ou pela Central 135. Também é possível registrar uma reclamação na Ouvidoria do INSS, na Central 135 ou pelo Meu INSS.

Tópicos Relacionados

    Banner promocional do Konsi Blog
    Banner promocional do Konsi Blog
    Ícone Konsi no fundo escuro

    Baixe o aplicativo

    Pague menos pelo seu empréstimo

    Disponível no Google PlayDisponível na App Store