A Receita Federal já disponibilizou a consulta ao segundo lote de restituições do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) de 2024. Essa rodada incluirá restituições a 5.755.667 contribuintes, totalizando R$ 8,23 bilhões em créditos, que serão depositados no dia 28 de junho nas contas indicadas pelos contribuintes.
Quem será beneficiado?
Este lote da restituição do Imposto de Renda contempla:
- 140.360 idosos acima de 80 anos;
- 1.024.071 pessoas entre 60 e 79 anos;
- 66.287 cidadãos com alguma deficiência física, mental ou moléstia grave;
- 459.444 professores que têm o magistério como principal fonte de renda;
- 3.812.767 contribuintes que utilizaram declarações pré-preenchidas ou optaram pela restituição via Pix;
- 252.738 contribuintes não prioritários.
Devido ao estado de calamidade pública, 330.736 contribuintes do Rio Grande do Sul também estão incluídos neste lote, somando R$ 403,6 milhões em restituições.
Como consultar a Restituição do Imposto de Renda
Para verificar se sua restituição foi liberada, acesse o site da Receita Federal e selecione "Meu Imposto de Renda", depois "Consultar a Restituição". O sistema também permite uma consulta detalhada do status da declaração através do extrato de processamento no Portal e-CAC.
Caso encontre pendências, é possível corrigir as informações por meio de uma declaração retificadora. A consulta também pode ser realizada através do aplicativo para tablets e smartphones.
Conheça a Konsi
Informações sobre o pagamento
A restituição é depositada diretamente na conta bancária informada na declaração de ajuste anual. Se o depósito não for efetuado por qualquer motivo, como uma conta bancária desativada, o valor poderá ser resgatado no Banco do Brasil por até 12 meses.
Para reagendar o crédito para outra conta, o contribuinte pode acessar o Portal do Banco do Brasil ou ligar para os telefones de atendimento ao cliente.
Aproveite esta oportunidade para verificar sua situação e planejar suas finanças com a chegada do segundo lote de restituição do Imposto de Renda.