Os servidores estaduais da Bahia agora contam com uma nova opção para acessar seus contracheques. Lançada nesta quarta-feira (15) pelo portal ba.gov.br, essa nova ferramenta permite a emissão de contracheques para servidores ativos, inativos e também para aqueles que não mais possuem vínculo com o Estado.

A seguir, descubra como utilizar a nova ferramenta e quais as opções disponíveis para servidores emitirem seus contracheques.

Como funciona a emissão do contracheque?

Para emitir o contracheque, o usuário deve acessar a barra de pesquisa no portal ba.gov.br e selecionar a opção “Solicitar contracheque para servidores ativos, inativos e ex-servidores”.

A seguir, é necessário clicar em “Solicitar” e efetuar o login. Para os que ainda não possuem conta, o sistema direcionará para a área de cadastro, onde o procedimento é concluído após a confirmação por e-mail.

Uma vez logado, o servidor deve informar sua matrícula e especificar os detalhes do contracheque que deseja emitir, como mês, ano e tipo de documento. Essa facilidade também se estende a aposentados e pensionistas, que devem seguir o mesmo procedimento para acesso aos seus documentos.

Edelvino Góes, Secretário da Administração, destacou a importância dessa inclusão para a plataforma ba.gov.br: "A inclusão de serviços voltados aos servidores públicos baianos é um ganho para o ba.gov.br e para o próprio funcionalismo."

Confira as 7 ferramentas para servidores emitirem contracheque

Agora, todos os servidores, seja qual for sua condição, podem acessar seus contracheques por meio de sete diferentes ferramentas disponíveis: plataforma ba.gov.br, aplicativos, WhatsApp, Portal de Serviços RH Bahia, canais no WhatsApp e Telegram, e também via envio direto por e-mail das primeiras vias cadastradas.

Este avanço tecnológico assegura que os contracheques, emitidos desde 2017 para empresas públicas e desde 2019 para órgãos da administração direta, autárquica e fundacional, estejam acessíveis de forma mais conveniente e segura para todos os servidores estaduais da Bahia.