O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) apresentou uma proposta de aumento salarial para os servidores do Plano Geral de Cargos do Poder Executivo (PGPE), além dos profissionais do Plano de Saúde e Trabalho (PST) e da área de Seguridade Social.
Segundo o planejamento, os reajustes serão de 9% a partir de janeiro de 2025 e de 5% a partir de maio de 2026. Junto aos reajustes, a proposta do MGI também sugere melhorias nas progressões e promoções funcionais. Confira a seguir:
- Nível superior: Aumento nos padrões de 2,8% para 3% e nas classes de 3% para 4%;
- Nível médio: Aumento nos padrões de 1% para 1,25% e nas classes de 1,5% para 2%.
Governo aumenta reajuste após pressão
A proposta atual surge após intensas negociações e a pressão contínua das entidades sindicais. As negociações iniciais indicavam reajustes de 9% em 2025 e 3,5% em 2026.
No entanto, diante da mobilização sindical, houve um comprometimento do governo em revisar e melhorar o reajuste de 2026. Assim a ideia é equiparar a proposta para os servidores do PGPE, PST e correlatos com outras categorias, como os profissionais da Educação.
Conheça a Konsi
Reajuste vai para deliberação
O Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) está atualmente analisando as novas tabelas salariais propostas para fundamentar melhor as discussões.
Com isso, este estudo técnico, junto com as propostas, será avaliado pelo Conselho Deliberativo das Entidades filiadas à Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Federal.
Após essa revisão, serão realizadas assembleias pelos sindicatos para debater e votar sobre a aceitação dos novos termos propostos. Esta é uma etapa crucial, onde cada servidor tem a chance de participar e expressar sua opinião a respeito das mudanças sugeridas.