O Benefício de Prestação Continuada (BPC), destinado a idosos a partir de 65 anos e pessoas com deficiência em situação de pobreza, tem gerado um aumento significativo nos gastos do governo federal.
No último ano, houve um crescimento real de 12,4% em relação a 2022, e nos dois primeiros meses deste ano, o aumento real foi de 16,1% e 16,8%, respectivamente. O crescimento do número de beneficiários, a reforma da Previdência e a política de valorização do salário mínimo são fatores que contribuem para esse aumento.
Quem tem direito ao BPC?
O BPC é destinado a idosos acima de 65 anos que vivem em situação de pobreza e pessoas com deficiência que não podem se inserir na sociedade e também enfrentam dificuldades financeiras. Não é necessário ter contribuído para o INSS para ter direito a esse benefício.
Como solicitar o benefício?
Para solicitar o BPC, é possível agendar um atendimento presencial em uma agência do INSS. Isso pode ser feito pelo site Meu INSS, pelo telefone 135 ou pelo aplicativo Meu INSS (Android e iOS). Durante o agendamento, será realizada uma avaliação social e médica do requerente.
Se preferir, o interessado pode solicitar o benefício pela internet, acessando o site Meu INSS e seguindo os passos indicados para o agendamento presencial em uma agência do INSS.
Beneficiários do BPC podem fazer empréstimo consignado?
Sim, é possível! Os beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC/LOAS) têm a possibilidade de contratar empréstimos consignados, desde que o valor das parcelas não ultrapassasse 30% do benefício.
Para contratar o empréstimo consignado, basta seguir o passo a passo:
- Faça seu cadastro na Konsi: É só baixar o app e se cadastrar. Não leva nem 2 minutos!;
- Verifique suas oportunidades: Escolha o produto que encaixa em seu momento e veja as menores taxas;
- Clique em “Quero essa proposta”: Assim que decidir qual a melhor oportunidade para você, é só clicar em “Quero essa Proposta”;
- Pronto! Agora é só aguardar o dinheiro na conta ou o novo contrato.