O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) é um benefício muito importante para os trabalhadores brasileiros, funcionando como uma reserva financeira para momentos importantes, como demissão sem justa causa ou aposentadoria. Porém, o Instituto Fundo de Garantia do TrabalhCeador (IFGT) revelou que cerca de 5 milhões de trabalhadores enfrentam problemas com o depósito do FGTS, devido a falhas de suas empresas.
Atualmente, mais de 215 mil empresas estão na Dívida Ativa da União por não cumprirem com o depósito correto do FGTS, somando uma dívida de R$ 45,8 bilhões. Essa situação tem prejudicado milhões de trabalhadores, que podem acabar ficando sem o saldo correto no momento de resgate.
Como verificar se sua empresa está depositando o FGTS corretamente
Para conferir se sua empresa está realizando os depósitos do FGTS de forma correta, você pode acessar o aplicativo do FGTS. Basta seguir os seguintes passos:
- Abra o aplicativo FGTS no seu celular e clique em “Entrar no aplicativo”.
- Faça login utilizando seu CPF e a senha cadastrada.
- Após o login, acesse o menu inicial e clique em “Saldo total do FGTS” para verificar os valores.
Além disso, é possível configurar o recebimento de notificações via SMS, que informam sobre novos depósitos. Outra opção é verificar o extrato do FGTS diretamente pelo Internet Banking da Caixa Econômica Federal ou em uma agência da instituição.
Saiba mais: Maciça do INSS Setembro 2024: Confira datas e como impacta o seu empréstimo consignado
O que fazer se o depósito do FGTS não foi realizado?
Caso você perceba que a sua empresa não está fazendo os depósitos corretamente, a primeira etapa é conversar com o empregador ou o setor de Recursos Humanos para buscar uma solução em conjunto. Se o problema não for resolvido, você pode fazer uma denúncia formal junto a algumas instituições, como:
- Sindicato da sua categoria;
- Ministério Público do Trabalho;
- Delegacia Regional do Trabalho (DRT);
- Superintendência do Ministério do Trabalho.
Proteger seus direitos é fundamental, e o FGTS é uma das garantias mais importantes para a segurança financeira do trabalhador.