De acordo com dados do INSS, o número de contratos ativos de empréstimos consignados subiu de 45,8 milhões em junho de 2022 para 56 milhões em junho de 2024, revelando um aumento expressivo na procura por esse tipo de crédito.

O que é empréstimo consignado?

O empréstimo consignado é uma forma de crédito em que as parcelas são descontadas diretamente do salário ou benefício do contratante. Essa garantia de pagamento direto reduz o risco para os bancos, permitindo que eles ofereçam juros mais baixos em comparação com outros tipos de crédito. Atualmente, o teto de juros para o consignado é de 1,66% ao mês, enquanto operações com cartões consignados têm um limite de até 2,46% ao mês.

Saiba mais: Maciça do INSS 2024: Confira calendário por mês para aposentados e pensionistas

Principais tipos de margem consignável

  1. Empréstimo consignado tradicional: As parcelas são descontadas diretamente do benefício previdenciário. É possível comprometer até 35% do valor bruto do benefício.
  2. Cartão RMC: Um cartão de crédito que permite o desconto de até 5% do valor bruto do benefício.
  3. Cartão RCC: Semelhante ao RMC, mas com desconto de até 5% do valor líquido do benefício.

Apesar das condições atrativas, como juros mais baixos, é fundamental que aposentados e pensionistas avaliem bem a necessidade de contratar um empréstimo consignado. Isso porque o risco de superendividamento é real, especialmente quando o contratante compromete uma parte significativa de sua renda com o pagamento de dívidas.

É por isso que recomendamos aos nossos clientes que comparem as taxas de juros e outras condições antes de contratar um empréstimo. Para fazer isso, baixe o app Konsi e receba um ranking personalizado com as melhores ofertas disponíveis para você.