Empregados domésticos poderão ter acesso a crédito consignado com desconto em folha, conforme prevê um projeto de lei que o governo enviará ao Congresso Nacional. A medida será incluída na proposta que extingue o saque-aniversário do FGTS e deve ser encaminhada aos parlamentares em novembro, após as eleições, segundo o ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho.
Vantagens do crédito consignado para empregados domésticos
O crédito consignado é conhecido por suas taxas de juros mais baixas, já que as parcelas são descontadas diretamente do salário do trabalhador. Com a inclusão dos empregados domésticos nessa modalidade de crédito, esses profissionais poderão ter acesso a empréstimos mais acessíveis, sem depender de altas taxas de juros praticadas em outros tipos de empréstimo pessoal.
Essa mudança visa também garantir maior segurança financeira para os empregados domésticos, permitindo que eles possam usar o consignado em momentos de necessidade, com menos risco de inadimplência devido ao desconto automático na folha de pagamento.
Saiba mais: Como simular empréstimo consignado? 3 opções online e grátis
Nova plataforma de crédito consignado
Outra inovação do projeto é a criação de uma plataforma centralizada, provavelmente gerida pela Caixa Econômica Federal, que reunirá todos os bancos que oferecem crédito consignado. Isso facilitará o acesso a empréstimos para trabalhadores de empresas de pequeno e médio porte, que antes precisavam firmar convênios individualmente com as instituições financeiras.
Atualmente, a única plataforma que compara taxas de juros de empréstimo consignado em tempo real é o app Konsi, especializado em servidores públicos e beneficiários do INSS. Paara conferir as suas ofertas disponíveis, é só baixar o app e fazer uma simulação.
Essa plataforma também permitirá que os trabalhadores, incluindo empregados domésticos, comparem taxas de juros entre os bancos e escolham a melhor opção. Além disso, o trabalhador poderá usar o saldo do FGTS como garantia para o consignado, em casos de demissão.