A educação financeira é fundamental na vida de qualquer pessoa, principalmente na vida daquelas que têm grandes projetos e objetivos pessoais e profissionais a serem atingidos com sucesso.
A verdade é que até para que você possa pagar suas contas básicas sem se endividar, é necessário um mínimo de organização e educação financeira!
Muitas escolas oferecem aulas de educação financeira desde os primeiros anos de estudo da criança. Trata-se de um aprendizado útil para a vida inteira!
Mas, se você só se deu conta agora que precisa ter educação financeira e está procurando por onde começar, vamos te ajudar com dicas. Continue a leitura e aprenda agora mesmo!
Leia também: Planejamento financeiro: como se organizar para pagar o seu consignado?
O que é educação financeira?
A educação financeira é o processo onde o indivíduo melhora ou até mesmo passa a compreender a sua relação com o dinheiro, ganhos, lucros e gastos através de informação e orientação.
Dessa forma, poderá conhecer riscos de uma operação ou negociação e fazer escolhas inteligentes de como ela poderá impactar sua vida financeira, planejando assim para onde vai o seu dinheiro.
Conheça agora como começar a ter uma educação financeira em dia!
5 formas de começar sua educação financeira
Primeiro passo para começar a sua educação financeira, é ter comprometimento com a organização do dinheiro.
Isso é essencial até para que você tenha tranquilidade em momentos de uma emergência ou dificuldade econômica. Siga as dicas que trouxemos e comece sua educação financeira em casa ou até mesmo no seu negócio!
1. Gaste menos do que ganha
Essa está no nosso topo de dicas porque é uma máxima para que os próximos passos da educação financeira fluam de forma correta.
Quem gasta menos do que ganha tem grandes chances de prosperar na vida pessoal e profissional. E pessoas assim costumam ser ótimos empreendedores, pois à medida em que você cria e amplia este espaço entre receita e despesa, vai crescendo também o preparo para imprevistos e investimentos no que você gosta de fazer.
Leia também: 4 aplicativos de controle financeiro que vão te ajudar!
2. Controle o seu consumismo
Todos precisamos nos alimentar, vestir, calçar, e também de momentos de lazer. Porém, muitas pessoas consomem mais do que precisam e esse exagero é chamado de consumismo. E claro que pode levar muita gente para o fundo do poço financeiro.
Então a segunda regra para quem está iniciando a educação financeira é controlá-lo e procurar adquirir apenas o necessário, pois o consumo desenfreado de diversos itens, não é tão necessário assim.
Faça uma lista de tudo que você consome de bens e de alimentos e veja quais delas podem ser consideradas supérfluas e consequentemente retiradas da sua rotina.
Comece fazendo perguntas a si mesmo, como “consigo sobreviver sem isso?”, ou “posso trocar por uma marca que custe menos?”
A partir destas análises você saberá o que está consumindo por impulso e o que não acrescenta em sua melhoria de vida para ter saúde na educação financeira.
3. Entenda os principais conceitos sobre o assunto
Se você não teve a oportunidade de aprender sobre educação financeira durante a infância e adolescência, está tudo bem! Ainda há tempo de aprender mesmo na fase adulta e achando que não tem mais jeito.
O conceito da educação financeira está ligada ao que podemos poupar e quanto podemos investir, seja em nós mesmos, projetos pessoais ou profissionais.
O dinheiro e o consumo fazem parte da nossa rotina, e a educação financeira vem para nos ajudar a fazer uso dele de forma inteligente em todas as fases da nossa vida onde temos necessidades diferentes.
4. Tenha metas e prioridades
Existem contas que não podemos deixar de ter, como pagamento de água, gás, internet, energia, aluguel, transporte e alimentação são alguns exemplos de prioridades.
Definindo essas prioridades, defina também uma meta de economia de acordo com o que você planeja fazer, seja uma viagem, comprar um bem valioso, fazer investimento em um negócio, etc.
5. Pequenas mudanças fazem a diferença no fim do mês
Agora que você já sabe quais são as despesas prioritárias em sua vida, vamos ver o que pode ser substituído por uma versão mais em conta, e que no final sobre um valor a mais.
Essas mudanças podem ser feitas principalmente na hora de fazer mercado e de comprar roupas e sapatos.
Agora que você já sabe como ter uma educação financeira lembre-se de cortar aquelas despesas que não agregam em nada, estão ali apenas para fazer seu dinheiro ir embora!
Saiba mais: Como economizar dinheiro com dicas práticas e simples!
Konsi – Liderança em Portabilidade de Empréstimo Consignado
Reconhecida como o comparador de crédito de confiança, a Konsi garante as melhores taxas e opções do mercado. Negocie seus empréstimos com rapidez, segurança e assertividade.
Baixe nosso aplicativo agora mesmo! Disponível para iOS e Android.
Compartilhe este conteúdo com alguém que conhece e que precisa de ajuda para ter maior educação financeira!