O que falaremos nesse artigo:
- Definição de empréstimo consignado
- Definição de empréstimo com garantia de imóvel
- Vantagens e desvantagens de ambos
- Qual escolher?
Em uma sociedade cada vez mais complexa e com muitas opções financeiras, entender todos os detalhes e nuances pode se tornar um verdadeiro desafio. Duas opções que vêm ganhando destaque são o empréstimo consignado e o empréstimo com garantia de imóvel. Apesar de essas opções terem pontos em comum, são diferentes entre si. Conhecer essas diferenças é crucial para fazer a melhor escolha para sua situação.
Empréstimo consignado
O empréstimo consignado é um tipo de crédito com pagamento indireto, cujas parcelas são deduzidas diretamente da folha de salário ou benefício do contratante. Essa modalidade de crédito é, tipicamente, oferecida a funcionários públicos, aposentados e pensionistas do INSS, graças à sua remuneração estável e garantida. O empréstimo consignado destaca-se pelos juros mais baixos e prazos mais longos, em comparação com outras modalidades de crédito pessoal.
Leia mais: Empréstimo consignado: em quais momentos é a melhor opção?
Empréstimo com garantia de imóvel
O empréstimo com garantia de imóvel, também conhecido como home equity, funciona com o imóvel do contratante como garantia de pagamento. Ou seja, o bem fica alienado à instituição financeira durante o prazo do contrato. Como isso reduz o risco para o credor, as taxas de juros costumam ser mais baixas, e os prazos para pagamento, mais extensos, possibilitando a liberação de maiores quantias com parcelas menores , quando comparado a outras modalidades de empréstimo.
Vantagens e desvantagens
Empréstimo Consignado:
- Vantagens: Taxas de juros mais baixas que a maioria das linhas de crédito pessoal; maior prazo para pagamento; a liberação do dinheiro é rápida, pois não requer avaliação do imóvel.
- Desvantagens: O crédito é limitado a um percentual fixo do salário ou do benefício do INSS.
Empréstimo com Garantia de Imóvel:
- Vantagens: Taxas de juros mais baixas; prazos mais longos para quitação; possibilidade de obter um valor mais alto de empréstimo.
- Desvantagens: O imóvel fica alienado ao banco até a quitação do empréstimo; caso o contratante não consiga pagar o empréstimo, ele pode perder o imóvel; o processo de avaliação do imóvel pode levar tempo, atrasando a liberação do dinheiro.
Qual escolher?
Escolher entre o empréstimo consignado e o empréstimo com garantia de imóvel vai depender do seu cenário financeiro, da quantia de dinheiro que precisa, do prazo em que deseja pagar e se possui um imóvel em seu nome. Ambas são excelentes opções de crédito, com juros comparativamente mais baixos que outras modalidades de empréstimo pessoal.
Como regra geral, se você é um servidor público, aposentado ou pensionista do INSS, o empréstimo consignado pode ser uma opção mais simples e rápida. Se você tem um imóvel e precisa de um valor mais alto de empréstimo, o empréstimo com garantia do imóvel pode valer a pena.
Leia também: Refinanciamento imobiliário X Crédito consignado
Esperamos que esse artigo tenha esclarecido as diferenças entre o empréstimo consignado e o empréstimo com garantia de imóvel, e o ajude a fazer a melhor escolha para sua situação. Ficou com alguma dúvida? Quer saber mais sobre como melhor gerenciar suas finanças?