A Crefisa e o banco Mercantil venceram o leilão da folha de pagamento do INSS para o período de 2025 a 2029. Eles assumirão a gestão dos pagamentos de novos benefícios concedidos pelo Instituto. Esse resultado trouxe questionamentos entre aposentados e pensionistas, principalmente sobre possíveis mudanças no recebimento dos benefícios e nas condições de crédito consignado.
Os aposentados atuais precisam trocar de banco?
Não. Os aposentados e pensionistas que já recebem seus benefícios não precisam trocar de banco. O leilão afeta apenas os novos beneficiários, que começarão a receber os pagamentos a partir de 2 de janeiro de 2025. Portanto, se você já é aposentado ou pensionista, poderá continuar recebendo em seu banco atual, a menos que decida, por conta própria, solicitar a portabilidade para outra instituição financeira.
O que é o leilão da folha do INSS?
O leilão da folha do INSS é um processo que define quais bancos serão responsáveis pelo pagamento dos novos beneficiários do INSS. Nessa disputa, 25 bancos participaram, e a Crefisa venceu 25 dos 26 lotes disponíveis, ficando responsável pela maior parte das regiões. O Banco Mercantil venceu um lote específico. Esse leilão visa organizar o pagamento dos benefícios com foco em oferecer melhores condições para os bancos vencedores.
Quando o INSS concede um novo benefício, o pagamento é automaticamente direcionado para o banco vencedor do leilão da região onde o beneficiário reside. Se o aposentado preferir receber em outra instituição financeira, ele poderá solicitar a portabilidade do benefício após o primeiro pagamento.
Saiba mais: Aumento da aposentadoria do INSS: Confira tabela de reajuste e as últimas notícias do INSS
Como fica o empréstimo consignado para aposentados atuais?
Para os aposentados que já recebem o benefício, nada muda. Ou seja, eles continuam podendo contratar crédito consignado no banco de sua escolha, sem a necessidade de mudar de instituição.
O leilão oferece aos bancos vencedores a possibilidade de facilitar a contratação do crédito consignado para novos beneficiários, com condições mais atrativas e sem o bloqueio de 90 dias, anteriormente exigido. Isso agiliza o acesso ao crédito para novos aposentados e pensionistas. No entanto, uma liminar judicial suspendeu temporariamente essa mudança, e o resultado final dessa decisão ainda está em discussão.