A Receita Federal abriu a consulta para o terceiro lote de restituição do Imposto de Renda 2024. Os contribuintes podem verificar se estão incluídos nesse lote através do site oficial da Receita Federal ou pelo aplicativo "Meu Imposto de Renda".

O pagamento das restituições será realizado no dia 31 de julho de 2024. Assim, os valores caem diretamente na conta bancária informada pelo contribuinte no momento da declaração. Caso o crédito não seja realizado, o valor ficará disponível para resgate por até um ano no Banco do Brasil.

Como consultar a restituição do IR?

Para consultar, basta acessar o site da Receita Federal e fornecer o CPF e a data de nascimento. Após isso, o sistema indicará se a restituição está disponível e o valor a ser recebido.

Saiba mais: Tudo sobre empréstimo consignado no banco Safra: confira taxas de juros

O que fazer se não receber?

Se o crédito não for efetuado, o contribuinte deve entrar em contato com qualquer agência do Banco do Brasil ou ligar para a central de atendimento do banco. Também é possível reagendar o crédito para outra conta bancária, de qualquer instituição financeira.

Conheça a Konsi

 

Relembre o calendário do IR 2024

Confira o calendário completo da restituição do Imposto de Renda em 2024:

  • 1º lote: 31 de maio de 2024;
  • 2º lote: 28 de junho de 2024;
  • 3º lote: 31 de julho de 2024;
  • 4º lote: 30 de agosto de 2024;
  • 5º lote: 30 de setembro de 2024;
  • Lotes residuais: Pagos entre novembro de 2024 e fevereiro de 2025.

A partir de uma semana antes da data de pagamento, já é possível consultar a restituição. A Receita Federal disponibiliza a consulta dos lotes de restituição no site oficial e em aplicativos. Acesse para saber se o seu CPF já esá incluso em um dos lotes e se prepare para receber o seu dinheiro!

Saiba mais: Qual o melhor banco para fazer portabilidade de empréstimo consignado com troco em 2024

Importância da restituição

A restituição do Imposto de Renda é um alívio financeiro importante para muitos brasileiros, especialmente em tempos de dificuldades econômicas. Manter-se informado sobre as datas de pagamento e consultar regularmente a situação da restituição pode ajudar a planejar melhor as finanças pessoais.