Concessão de crédito por fintechs cresce em 52%; consignado está entre mais contratados

Setor da economia já atende 53,6 milhões de clientes

19/06/2024 às 20:38 | Atualizado 19/06/2024 às 20:38 | Tempo de leitura: 2 minutos

Concessão de crédito por fintechs cresce em 52%; consignado está entre mais contratados

Concessão de crédito por fintechs cresce em 52%; consignado está entre mais contratados

Em 2023, as fintechs registraram um aumento de 52% na concessão de crédito, alcançando R$ 21,1 bilhões, segundo pesquisa da PwC e da Associação Brasileira de Crédito Digital (ABCD).

Após uma desaceleração em 2022 devido à alta de juros, essas startups voltaram a crescer, atendendo agora a 53,6 milhões de clientes. A seguir, você vai entender os detalhes por trás desse crescimento.

Expansão das fintechs de crédito

Fintech é a abreviação de "financial technology", ou tecnologia financeira. Ou seja, são empresas que utilizam a inovação tecnológica para oferecer serviços financeiros de maneira mais eficiente, acessível e conveniente.

A Konsi, por exemplo, utiliza a inovação tecnológica para facilitar o acesso ao crédito consignado mais barato. Assim, o estudo revela que as fintechs de crédito estão se consolidando.

Atualmente, 25% delas possuem mais de 300 funcionários. A proporção de fintechs com faturamento ou investimento superior a R$ 20 milhões aumentou para 58%.

Além disso, quase metade (46%) das fintechs já têm licença do Banco Central para operar como Sociedade de Crédito Direto (SCD) ou Sociedade de Empréstimo entre Pessoas (SEP), um salto significativo em relação aos 11% de 2019.


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Consignado entre as modalidades mais contratadas

Entre os produtos oferecidos pelas fintechs, o crédito consignado está entre os mais contratados. As modalidades de crédito mais populares para pessoa física são:

  • Crédito pessoal não consignado (48%);
  • Consignado privado (25%);
  • Cartão de crédito rotativo (18%);
  • Cartão de crédito parcelado (18%);
  • Aquisição de outros bens (18%).

A inadimplência caiu em cinco das seis categorias pesquisadas, com exceção do crédito rotativo, que aumentou de 9% em 2022 para 23% em 2023. Marcondes, um especialista da área, atribui essa variação ao tamanho e à maturidade dos portfólios das fintechs.

Diversificação geográfica dos clientes

A pesquisa também destacou uma maior diversificação geográfica dos clientes das fintechs em 2023. Dos 53,6 milhões de clientes, 46,7 milhões estão no Brasil e 6,8 milhões no exterior.

Embora 74% das fintechs estejam sediadas em São Paulo, há um crescimento significativo de clientes em outras regiões, como o Nordeste, que agora representa mais de 17,5 milhões de pessoas.

As fintechs continuam a se expandir e a inovar na concessão de crédito, com destaque para o crédito consignado, refletindo um mercado em constante evolução e adaptação às necessidades dos consumidores.

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