Começou hoje (1) o Mutirão Nacional de Negociação de Dívidas e Orientação Financeira, uma oportunidade para que consumidores em todo o Brasil renegociem suas dívidas com condições especiais. O evento, que vai até o dia 30 de novembro, oferece descontos significativos, além de opções de parcelamento, ajudando consumidores a regularizarem sua situação financeira.
Como participar do mutirão de negociação?
As negociações podem ser feitas online, através do portal consumidor.gov.br, sendo necessário possuir uma conta gov.br de nível Prata ou Ouro para utilizar o serviço. Além disso, os consumidores podem comparecer ao Procon-ES na Av. Jerônimo Monteiro, 935, Centro, Vitória, ou ao Faça Fácil Cariacica, onde poderão receber apoio nas negociações.
O mutirão permite que os consumidores negociem dívidas em atraso relacionadas a cartão de crédito, cheque especial, crédito consignado e outras modalidades de crédito com bancos e instituições financeiras. Contudo, dívidas que estejam com parcelas em dia, prescritas, ou com garantias reais, como veículos e imóveis, não poderão ser incluídas.
Saiba mais: Quais as diferenças entre a portabilidade de empréstimo consignado e a renegociação de dívidas?
Quais são os bancos participantes?
Vários bancos participam do mutirão, incluindo grandes instituições como Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Bradesco, Santander e Banco Pan, além de outras instituições financeiras como banco Inter, banco Mercantil, C6 Bank, Sicredi e Picpay.
A diretora-geral do Procon-ES, Letícia Coelho Nogueira, reforçou a importância do mutirão, destacando que é uma oportunidade valiosa para que os consumidores quitem suas dívidas e comecem o próximo ano com as finanças em dia.
"Este mutirão oferece aos consumidores a chance de limpar o nome e melhorar sua saúde financeira, mas é essencial que cada um avalie as propostas com cuidado para garantir que o acordo esteja dentro de sua realidade financeira", afirmou Letícia.
Portanto, essa é uma oportunidade para reequilibrar as finanças e quitar dívidas, com condições que facilitam a vida do consumidor, garantindo mais tranquilidade no planejamento financeiro para o futuro.