A partir desta sexta-feira (1), diversos bancos vão participar da nova edição do Mutirão Nacional de Negociação de Dívidas e Orientação Financeira, reunindo, além das instituições financeiras, o Banco Central, a Febraban, a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) e os Procons de todo o país.
O objetivo é ajudar consumidores a renegociar suas dívidas e reorganizar suas finanças. A iniciativa se estenderá até 30 de novembro e está aberta para renegociações de dívidas bancárias em atraso. A seguir, vamos explicar como vai funcionar e como participar do mutirão. Continue lendo!
Como participar do mutirão de renegociação de dívidas?
Durante o mutirão, dívidas de cartão de crédito, cheque especial, crédito consignado e outras modalidades de empréstimo contratadas com bancos e instituições financeiras poderão ser renegociadas. Para participar, basta acessar os canais oficiais da instituição credora ou utilizar a plataforma ConsumidorGovBr, onde você pode negociar diretamente com o banco.
É importante lembrar que, para usar o portal ConsumidorGovBr, você precisará de uma conta Prata ou Ouro. Se ainda não tem, basta realizar o cadastro na plataforma.
Quais as condições oferecidas pelos bancos?
Durante o mutirão, os bancos participantes oferecerão condições especiais para ajudar os consumidores a regularizar suas dívidas. As propostas podem incluir:
- Descontos no valor total da dívida;
- Parcelamentos facilitados;
- Redução de juros em novos refinanciamentos.
Essas condições variam de acordo com a política de crédito de cada instituição financeira, então vale a pena conferir quais propostas estão disponíveis com o seu banco.
Saiba mais: Quando vale a pena fazer um consignado para quitar outro empréstimo?
Onde consultar suas dívidas?
Para identificar suas dívidas e saber quais podem ser negociadas, você pode acessar o Registrato, sistema do Banco Central que permite consultar o Relatório de Empréstimos e Financiamentos (SCR). Esse relatório contém uma relação detalhada de suas dívidas com bancos e instituições financeiras.