O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) está planejando uma mudança significativa em seu processo de solicitação do 'auxílio-doença'. Isso mesmo: o objetivo é substituir a tradicional perícia médica por um sistema de atestado online, conhecido como Atestmed, até o final de abril.
Desde seu lançamento em julho do ano passado, o Atestmed tem sido gradualmente adotado pelo INSS. Agora, a meta é alcançar 100% de uso até o final de abril, conforme anunciado pelo presidente do instituto, Alessandro Stefanutto.
Conheça as vantagens do Atestmed
O uso do Atestmed traz diversas vantagens para o INSS e para os segurados. Uma das principais é a redução do chamado "custo atraso", evitando que o prazo para a realização das perícias médicas coincida com a recuperação do segurado.
Isso elimina a necessidade de análise clínica presencial e agiliza o processo de concessão do benefício. Além disso, o Atestmed proporciona uma economia significativa para o Estado.
No ano passado, estima-se que o novo sistema tenha gerado uma economia de quase R$ 1 bilhão em benefícios não concedidos durante o período de espera por uma perícia médica.