O programa Voa Brasil, lançado pelo Governo Federal, já beneficiou mais de 16 mil aposentados, que garantiram passagens aéreas com desconto.

O programa permite que aposentados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) adquiram bilhetes aéreos por até R$ 200 por trecho, proporcionando viagens a preços acessíveis para quem não voava há mais de um ano.

Segundo o Ministério de Portos e Aeroportos (MPor), mais de 100 mil aposentados acessaram o programa em apenas três meses, resultando em aproximadamente 15% de conversão de visitas em compras de passagens, uma taxa muito superior à média de 3% observada em sites de companhias aéreas.

O Voa Brasil tem sido uma ferramenta importante para proporcionar dignidade e autoestima aos aposentados, permitindo que muitos reencontrem familiares distantes ou realizem o sonho de viajar pela primeira vez de avião.

Como funciona o Voa Brasil para aposentados?

O Voa Brasil permite a compra de passagens em períodos de baixa temporada, com assentos não ocupados em voos domésticos, sem o uso de dinheiro público. A previsão é que o programa seja estendido para outros públicos, como estudantes universitários de baixa renda, a partir de 2025.

Como comprar passagens no Voa Brasil?

Para garantir a sua passagem aérea com desconto, os aposentados interessados podem consultar as ofertas no site oficial do Voa Brasil, acessível com uma conta ouro ou prata no Gov.Br.

A recomendação é planejar com antecedência e buscar voos em dias de menor procura, como terças e quintas, para encontrar as melhores opções.

O programa oferece uma oportunidade única para aposentados viajarem com preços acessíveis e condições especiais, permitindo não apenas viagens de lazer, mas também encontros emocionantes com entes queridos.

Saiba mais: Aumento salarial do INSS vai aumentar o poder de compra dos aposentados?

Cidades mais procuradas e regiões em destaque

Entre os destinos mais procurados, as regiões Sudeste e Nordeste lideram, representando 44% e 40% das viagens, respectivamente. São Paulo, Rio de Janeiro e Fortaleza foram as cidades com maior número de passageiros.

No Nordeste, os destinos mais populares são Recife, Salvador, Maceió, e João Pessoa. Ao todo, foram visitadas 74 cidades em diferentes estados, abrangendo metade dos aeroportos com voos regulares no país.