Agora, segurados aposentados e pensionistas do GuarujáPrev, autarquia responsável pela previdência dos servidores públicos municipais de Guarujá, podem contratar empréstimos consignados.
A iniciativa, que começou nesta quinta-feira (25), coloca Guarujá na vanguarda entre os entes públicos brasileiros ao implementar essa modalidade como forma de investimento do Regime Próprio de Previdência Social (RPPS).
Vantagens do empréstimo consignado para servidores públicos
A concessão de empréstimos consignados pela GuarujáPrev traz uma série de benefícios tanto para a autarquia quanto para os segurados. Com uma taxa média efetiva de 1,25% ao mês, abaixo do teto máximo de juros de 1,66% permitido para aposentados e pensionistas do INSS, essa opção se mostra mais vantajosa que as oferecidas por instituições bancárias tradicionais.
Para o RPPS, os empréstimos consignados representam um investimento de baixo risco e volatilidade, com um retorno estável. Além disso, a medida contribui para a redução do passivo previdenciário, revertendo os resultados em benefícios para os segurados.
Já para os aposentados e pensionistas, a modalidade oferece uma alternativa segura e acessível para obtenção de crédito, com a confiança de que a operação é gerida por uma instituição sólida e comprometida com o planejamento e a solidez financeira.
Guarujá é o primeiro ente público no Estado de São Paulo e um dos primeiros do Brasil a adotar o empréstimo consignado como estratégia de investimento do RPPS. Essa iniciativa coloca a cidade como uma referência para outros municípios e estados que consideram implementar essa modalidade de crédito em seus regimes próprios.
Saiba mais: Qual é o crédito mais fácil de aprovar? Saiba tudo antes de contratar
Como vai funcionar o sistema de consignação?
Para garantir o sucesso da operação, a GuarujáPrev contratou o Instituto de Pesquisa Econômica e Previdência (IPEP) para desenvolver o sistema de operacionalização dos empréstimos consignados, conhecido como RPPS Consig.
O contrato inclui a realização de estudos de viabilidade financeira e a criação de um sistema tecnológico que assegura o equilíbrio econômico-financeiro da carteira de empréstimos, ampliando a elegibilidade do crédito para todos os segurados do RPPS.
Saiba mais: Empréstimo para funcionário público: Descubra como funciona e 5 vantagens
Com essa iniciativa, a GuarujáPrev não apenas proporciona condições financeiras mais favoráveis aos seus segurados, mas também fortalece a gestão previdenciária, servindo como modelo para outras regiões do Brasil.