O Imposto de Renda é um tributo federal que incide anualmente sobre a renda auferida pelos brasileiros, acompanhando sua evolução patrimonial ao longo dos anos.
Desde 1922, o governo exige que trabalhadores e empresas informem à Receita Federal seus ganhos anuais, a fim de avaliar se o valor cobrado corresponde de fato ao devido conforme os rendimentos.
Para que serve o Imposto de Renda?
A cobrança do Imposto de Renda tem uma justificativa de natureza social: busca-se que parcelas da população com maiores rendimentos contribuam mais para o governo, gerando recursos para melhorias na qualidade de vida de toda a sociedade.
Desde 1979, o Imposto de Renda se destaca como uma das principais fontes de receita do Governo Federal, sendo em 2021 responsável por uma arrecadação de R$ 1,878 trilhão, representando um aumento de 17,36% em relação ao ano anterior.
Documentação necessária para declarar o IR
Para efetuar a declaração do Imposto de Renda, é fundamental ter conhecimento de todas as despesas e ganhos. O contribuinte deve declarar seus rendimentos anuais, bens como imóveis e veículos, despesas com educação e saúde própria e de dependentes, além de guardar comprovantes de rendimentos e despesas por um período de cinco anos.
Isso inclui informes de rendimento das fontes pagadoras, comprovantes de aplicações financeiras, despesas médicas, educacionais, e outros gastos dedutíveis.
Como pagar o Imposto de Renda?
Após a prestação de contas por meio da declaração anual, é possível verificar se o contribuinte pagou corretamente o imposto devido. Em caso de excesso de pagamento, a Receita Federal realiza a restituição do Imposto de Renda, depositando o valor na conta indicada.
Por outro lado, se for constatado que o contribuinte pagou menos imposto ao longo do ano, será necessário realizar o pagamento do valor restante à Receita Federal por meio de boleto bancário, débito automático ou Pix.