O abono anual é um benefício concedido pelo governo federal através da previdência social para segurados que receberam auxílio durante o ano. Ele é destinado aos segurados da Previdência Social que, ao longo do ano, receberam benefícios como auxílio-doença, auxílio-acidente, aposentadoria, pensão por morte, entre outros.

Quem tem direito ao abono anual?

Tem direito ao abono anual todos os segurados da previdência social que no decorrer do ano foram beneficiários de qualquer auxílio mencionado.

Como é calculado o abono anual?

O valor do abono anual é calculado com base no valor recebido no mês de dezembro. Quando existem períodos de afastamento inferiores a 12 meses, o cálculo é proporcional.

Como funciona o pagamento do abono anual

O pagamento do abono anual é realizado integralmente em dezembro para todos os segurados da previdência social. Em casos onde o benefício tenha cessado antes do mês de dezembro, o abono é pago na data de encerramento do benefício.

Como receber o abono anual?

Para quem já está recebendo algum tipo de benefício, é necessário aguardar as datas previstas de pagamento pelo governo.

É importante entender que assim como ocorre no 13º salário, há incidências de imposto no abono anual. Logo, é descontado um valor referente ao INSS sobre o benefício.

Quando há afastamento por licença maternidade, o abono é pago proporcionalmente aos meses que a mulher ficou afastada. Ou seja, se ela ficou 4 meses afastada, a previdência social irá pagar o abono referente a 4/12 e a empresa o abono referente a 8/12.